Página Principal Página inicial
Válvula Gaveta Válvula Gaveta
Válvula Globo Válvula Globo
Válvula Pistão Válvula Pistão
Válvula Portinhola Válvula Portinhola
Fale Conosco Fale Conosco
20
SolidWorks & Ansys
Mapa do Site
  Conheça a válvula retenção pistão:




 Qual a sua função?

Permite a passagem do fluído em apenas um sentido, fechando-se automaticamente por diferenças de pressões, exercidas pelo fluído em conseqüência do próprio escoamento, se houver tendência à inversão no sentido do fluxo. São portando, válvulas de operação automática.

 Onde posso utiliza-la?

Se você pretende impedir em uma determinada linha qualquer possibilidade de retorno de fluído, esta é a válvula ideal para a sua aplicação!

Veja alguns exemplos de onde são utilizadas:

* Linhas de recalque de bombas (imediatamente após uma bomba) quando houver mais de uma bomba em paralelo descarregando no mesmo tronco. As válvulas de retenção servirão nesse caso para evitar a possibilidade da ação de uma bomba que estiver operando sobre outras bombas que estiverem paradas.

* Linha de recalque de uma bomba para um reservatório elevado. A válvula evitará o retorno do líquido no caso de ocorrer uma paralisação súbita no funcionamento da bomba.

* Extremidade livre da linha de sucção de uma bomba, no caso de sistemas com sucção não afogada; a válvula de retenção, denominada "válvula de pé", deve estar suficientemente mergulhada no líquido do reservatório de sucção, e servirá para manter a escorva na tubulação e na própria bomba, isto é, evitar o seu esvaziamento, durante o tempo em que a bomba estiver parada.

 Quais as condições para utilizar esta válvula?

* As válvulas do tipo retenção pistão devem ser utilizadas apenas na posição horizontal (caso necessite de uma válvula retenção para uso na vertical, recomendamos a do tipo portinhola).

* Esta válvula também é indicada para trabalhar com gases e vapores.

* Não devem ser utilizadas para fluídos que deixem sedimentos ou depósitos sólidos.

* Podem ser utilizadas em tubulações com fluxo pulsante ou sujeitas a vibrações.

* Esta válvula causa uma perda de causa considerável, por isso são empregadas com o diâmetro de no máximo 2".